segunda-feira, 13 de junho de 2011

Três testemunhas

Na introdução do Livro de Mórmon há uma seção intitulada “O testemunho das três testemunhas”
Este testemunho foi dado por três homens—David Whitmer, Oliver Cowdery, e Martin Harris—cada um deles viu as placas das quais Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon.
De acordo com seu relato, eles se juntaram a Joseph Smith para orar no bosque e enquanto oravam um anjo apareceu a eles e mostrou-lhes as placas e outros artefatos.
Após vários anos, estas três testemunhas enfrentaram muitos desafios e deixaram a Igreja Mórmon.
Dois, Harris e Cowdery mais tarde retornaram humildemente arrependidos de seus erros e orgulho que os haviam levado fora da Igreja.

Whitmer nunca voltou para a Igreja, mas nunca negou seu testemunho.

Ao contrário, ele declarou que todos na Igreja haviam errado, mas que o Livro de Mórmon e seu testemunho ainda eram verdadeiros.
Críticos anti-Mórmon tentaram argumentar que uma ou todas estas testemunhas negaram seu testemunho. No entanto, as circunstâncias que levaram estes homens para fora da igreja, seja por escolha ou excomunhão, não estavam relacionadas com o Livro de Mórmon.

Harris foi excomungado por problemas na Igreja durante uma crise financeira. Ele ficou ofendido e saiu, mas em 1870 ele se uniu novamente à Igreja Mórmon e se mudou para Utah, onde faleceu muitos anos depois. Cowdery também deixou a Igreja Mórmon por diferenças econômicas e políticas em 1838 e até acusou outros membros da Igreja de adultério. Em 1847, ele se uniu novamente à Igreja e morreu enquanto cruzava as grandes planícies com os pioneiros Mórmons.

Whitmer, assim como Harris, deixou a Igreja durante a grande crise financeira americana em 1837. Ele se mudou e abriu um negócio em Missouri, onde ele permaneceu até sua morte.Apesar de nunca haver voltado a se unir à Igreja Mórmon, ele ainda assim manteve que o seu testemunho do Livro de Mórmon era verdadeiro, mas que a Igreja Mórmon havia se desviado. Pouco antes da sua morte, ele até publicou um anúncio no jornal testificando sobre o Livro de Mórmon. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário